Escadas

Quais são os tipos de escada e seus materiais mais comuns?


Antes de qualquer coisa, é importante entender que uma escada sempre possui uma função estrutural, seja qual for seu formato ou material. Algum elemento da escada sempre está realizando uma função estrutural, seja para vencer apenas o desnível, (como no caso de escadas caracóis), seja para vencer o vão existente entre os dois pontos de apoio (como em uma escada reta). É importante lembrar que a estrutura de uma escada é um ponto delicado, pois ela está relacionada com o formato, o material e o resultado estético final.


Escadas podem ser de quase todos os materiais possíveis. Entretanto, o mais comum é encontrarmos combinações de materiais.


Outro item que pode ser constituído de diversos materiais é o guarda-corpo. Muito importante na segurança das escadas, é outro elemento que possui extensa variação de materiais e sua presença é sempre impactante no aspecto estético das escadas. Analisando todos os componentes existentes em uma escada e somando-os à variação de materiais que podem existir entre eles, é fácil concluir que a variedade de soluções é muito ampla.

Tipos de escada


Existem alguns tipos básicos de escadas, os chamados formatos de escadas. Esses formatos seguem necessidades espaciais de uma construção, uma vez que ocupam mais ou menos espaço em planta. Ainda seguem também necessidades estéticas: uma escada caracol, por exemplo, tem um resultado muito diferente de uma escada em linha reta, não só em termos espaciais, mas como resultado de seu aspecto em determinado ambiente.

ESPINHA DE PEIXE:

É uma variação entre os modelos de escadas existentes no mercado. Sua estrutura conta com uma viga central que sustenta os degraus, mantendo as laterais livres. Esse formato inusitado por sua vez se assemelha a uma espinha de peixe, resultando na origem do seu nome.

HELICOIDAL:

A escada helicoidal é aquela com formato circular ou em espiral. Ela pode adotar diferentes configurações estruturais, sendo a mais comum a de formato circular com um mastro central, onde são fixados os degraus.

FLUTUANTE:

É a atual queridinha dos projetos arquitetônicos, seus degraus flutuantes que são fixados exclusivamente na parede lateral, além de não poluírem visualmente chamam a atenção por não terem estrutura de sustentação aparente. A impressão que se tem é os degraus estão realmente flutuando.

COM LONGARINA LATERAL:

Viga de sustentação em que se apoiam os degraus de uma escada ou uma série de estacas.

CHAPAS CONTÍNUAS RETAS:

É a escada básica, com degraus em chapas xadrez e perfis metálicos como vigas e apoios. Por ser um modelo simples, é amplamente utilizada em diversos

Precisa de ajuda?